A formação proposta de Doutorado Profissional em Educação e Desenvolvimento (DRED), assume a complexa discussão dos conceitos que tocam na interação e articulação sobre a compreensão do desenvolvimento humano e social em conjunto e o debate exaustivo quanto a organização social em termos de acesso aos bens culturais e materiais. Indicadores relacionados ao desenvolvimento humano, exclusão social e de educação devem intercruzar com experiências que apontem para solução dos conflitos entre os prognósticos e as respostas as necessidades básicas da escolarização (alfabetização e aquisição das habilidades linguísticas, artísticas, matemáticas, sociais e culturais) que se articulem com benefícios do processo formal educativo refletido em valores da justiça, dos direitos humanos, da prática política, da convivência republicana, da compreensão de sistemas e estruturas educacionais envolvendo comparações quanto aos diversos sistemas educativos pertencentes a uma história e memória de um lugar amazônico de ampla diversidade linguística, multicultural e latino-americana.
Os benefícios esperados da relação educação e desenvolvimento envolvem saúde, produtividade, redução das desigualdades, atitudes sociais positivas, tolerância e compreensão da diversidade humana e social, realização profissional e riqueza. Tais pressupostos estão reconhecidos quando presentes nas Metas do Plano Nacional de Educação (PNE, Lei 13.005/2014), que repercutem nos Planos Estaduais e Municipais do país. Porém, estas mesmas ferramentas jurídicas representam o dilema prático da execução de seu propósito em tempos de crise. Com cenário de corte de recursos, redução de financiamentos, endividamento crescente e grave crise ética moral do tecido político – jurídico, apontam para o atraso em 84% das metas conforme registro do Observatório do PNE (www.observatoriopne.org.br). Também sinalizam com o crescimento do abandono dos jovens a escola.
Internamente, para os que persistem na escola, há o crescente aumento da pressão as respostas dos sistemas de avaliação tais como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE) e já nas series iniciais as exigências curriculares do Provinha Brasil dentro do Sistema de Avaliação para Educação Básica (SAEB). Em lugar de apontar para as respostas quanto a qualidade dos resultados educacionais e o acesso efetivo as habilidades de formação necessárias para o domínio dos conteúdos necessários a autonomia crítica, atitudinal e relacionada a independência nas escolhas e acesso aos níveis mais elevados com garantia dos requisitos básicos de escolarização e aprendizagem, os sistemas educacionais estão sendo empurrados a assumir esses dilemas e linguagens formalizantes quanto ao debate sobre qual sociedade e quais bens culturais estão disponíveis.
Um aspecto também importante é a rede que se estabelece em torno da proposta DRED com o apoio manifesto de parceiros tradicionais e que reconhecem a demanda por este tema e em nível doutoral: A secretaria de Estado da Educação (SEDUC), o Movimento Rondonia Pela Educação (MRPE) sob auspício da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), as Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), o Forum Estadual de Educação, organizações que contribuirão para que as ações de qualificação profissional convirjam em razão das demandas apropriadas as expectativas do Estado, em coerência com a percepção regional do problema a ser interpretado a partir dos estudos desenvolvidos no Programa. Também estão Instituições de Ensino Superior como Bolívia, México, Uruguai, Cuba, Estados Unidos que manifestam a intenção de atuar e abrigar pesquisadores do DRED, o que permite consolidar estudos comparativos para a região. O projeto admite a participação de instituições da educação básica interessados na problematização proposta bem como contribui para os grupos de pesquisa instituídos na UNIR e fora dela.